Ensinar para aprender

João Paulo Lethier
2 min readJan 27, 2019

Eu participo da comunidade RubyFloripa e sempre que posso tento ajudar de alguma forma nos eventos. Já ajudei na organização de um workshop para iniciantes, já consegui que a SumOne recebesse a patrocinasse um meetup e já palestrei em alguns. Mas essa semana que passou eu aceitei um desafio que para mim foi maior e diferente.

Tinha um tempo já que eu não fazia nenhuma palestra nos meetups, e conversando no nosso grupo no slack, o Weverton Timoteo estava querendo alguém para se “voluntariar” a palestrar, pois ele já tinha palestrado no último e achava legal que nesse próximo os palestrantes fossem diferentes. Para dar um contexto maior, tínhamos a proposta já do meetup ser voltado para qualidade de código.

No meio da conversa no grupo, eu pensei e refleti bastante do porquê eu não me propor a falar sobre o assunto. Enquanto refletia, uma das coisas que me segurava e pesava contra era que eu não tinha material nenhum pronto sobre o assunto, nunca tinha feito uma palestra sobre isso, nunca tinha parado para organizar de fato os pensamentos e idéias sobre esse tema.

Por outro lado, eu enxergava também como uma boa oportunidade de me forçar a organizar os pensamentos e estudar mais a fundo um assunto bem importante e que eu também gosto muito. Sim, seria um desafio, e a grande dúvida era se os pontos positivos seriam maiores que os negativos.

Bom, ainda não sei qual será o resultado final da palestra, se vou de fato conseguir contribuir para a comunidade da melhor forma e ajudar na passagem de conhecimento, pois o meetup é só na próxima sexta, mas com certeza para mim já está sendo um aprendizado enorme e uma forma muito eficaz de me forçar a estudar e pesquisar bem mais sobre algo. E isso me leva novamente a mesma conclusão que tive anos atrás quando trabalhei como monitor de matemática e física e que sempre tenho quando preciso ensinar algo para alguém do meu time:

Ensinar e passar conhecimento adiante talvez seja uma das melhores formas de aprender e crescer.

--

--